Principal / Publicações / EDITAL N° 045/2024 – Projeto "Centro de Estudos da Ordem Econômica – CEOE"

Publicações

EDITAL N° 045/2024 – Projeto "Centro de Estudos da Ordem Econômica – CEOE"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:045
Publicado em23/04/2024 às 15:47

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Contrato nº 02/2021, processo nº 23089.108120/2019-45, com o objetivo de apoiar o projeto Centro de Estudos da Ordem Econômica – CEOE”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Iniciação Científica - Pesquisador IoT e Inteligência Artificial

IC_loT_IA

Híbrido (Home Office, exceto pela presença em eventos como workshops, seminários e congressos realizados pelo CEOE)

Atividades de pesquisa em TI e Políticas Públicas

 Cursando Graduação

 01 (uma)

R$ 1.200,00

12 meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Estejam cursando graduação em qualquer área.

1.1.2. Demonstrem habilidade de trabalho em equipe e vocação para pesquisa.

1.1.3. Tenham conhecimentos avançados em programação e TI, especialmente IoT e Inteligência Artificial.

 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. De forma geral, a pesquisadora ou pesquisador atuará em conjunto com o coordenador e pesquisador-chefe, coordenadoras da linha de pesquisa e demais pesquisadores e pesquisadoras na consolidação do Centro de Estudos da Ordem Econômica. Para tanto desempenhará funções de pesquisa, divulgação científica e administrativas - estas últimas prestando contas dos trabalhos realizados e participando das atividades do CEOE. A pesquisadora ou pesquisador atuará junto com os pesquisadores seniores nas seguintes funções, conforme seu perfil.

1.2.2. Trabalhará na execução de modelos de estimação em R, Stata, Limdep e outras linguagens e pacotes estatísticos, sob a supervisão e com instrução dos pesquisadores seniores.

1.2.3. Ajudará no desenvolvimento de APIs para consumo de dados por pesquisadores utilizando diferentes ferramentas (por exemplo, criando uma interface para acessar os dados facilmente via R ou Python), em especial para as áreas de Internet das Coisas (IoT) e para Inteligência Artificial.

1.2.4. Colaborará nas atividades de outras linhas de pesquisa e de formação, participando ativamente das escolas de formação e grupos de leitura.

1.2.5. Colaborará no esforço de publicação de artigos, relatórios e outras obras, inclusive com a edição de artigos e relatórios.

1.2.6. Elaborará e entregará tempestivamente os documentos, artigos e outros, discriminados no plano de trabalho, incluindo (mas não limitado a) o relatório trimestral de atividades.

 

1.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas o(a) bolsista deverá dedicar 12 horas semanais às atividades.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma de Híbrida - Home Office, exceto pela presença em eventos como workshops, seminários e congressos realizados pelo CEOE.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 24/04/2024 e as 23h59min do dia 05/05/2024.

3.1.1. Para        efetivar a          inscrição           será      necessário        o          envio,   para     o          e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para iribeiro@unifesp.br e jtrecenti@unifesp.br, de comprovante de matrícula em curso de graduação, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (045/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de Graduação/IC do Grupo de Jurimetria e Métodos Quantitativos (área transversal): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 15/05/2024 a 14/05/2025.

4.1.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

  

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

06/05/2024

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

07/05/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

08/05/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

09/05/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

10/05/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

13/05/2024

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 15/05/2024 e término em 14/05/2025, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

  

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Centro de Estudos da Ordem Econômica – CEOE” – EDITAL N° 045/2024”.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento deste. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: iribeiro@unifesp.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

13/05/2024 às 09:31
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após a fase de recursos:

Iniciação Científica - Pesquisador IoT e Inteligência Artificial - IC_loT_IA

APROVADO

Bruno Sampaio de Rezende Savattero


09/05/2024 às 10:36
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:

Iniciação Científica - Pesquisador IoT e Inteligência Artificial - IC_loT_IA

APROVADO

Bruno Sampaio de Rezende Savattero

Novo
07/05/2024 às 11:30
Convocação para Entrevistas

Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que serão realizadas no dia 08/05/2024, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet:

17h:00min - Bruno Sampaio de Rezende Savattero

Link da videochamada: https://meet.google.com/otn-wbec-quk 

17h:30min - Claudiana Ribeiro dos Santos Andrade

Link da videochamada: https://meet.google.com/cgs-fzbc-yno

Nenhum arquivo cadastrado.